PLANTÃO:
  • Setre defende na Polônia candidatura de Salvador para Mundial de Luta Olímpica
  • Encontro entre Setre e FAB acelera construção do Kartódromo da Bahia
  • 'Agradeço a confiança de Rui Costa', retribui Gomes sobre ida para a Setre
  • Alvaro Gomes o deputado da inclusão social

Mandato

Setre defende na Polônia candidatura de Salvador para Mundial de Luta Olímpica

27/03/2015

Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes, desembarca na noite desta sexta-feira 27, na cidade polonesa de Wroclaw. No domingo 29, o titular da Setre faz a defesa da candidatura de Salvador como sede do Campeonato Mundial Júnior de Luta Olímpica 2015, que acontece de 11 a 16 de agosto no Brasil.

Concorrem com a capital baiana as cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Participam da reunião decisória, além do representante do Ministério do Esporte do Brasil, a United World Wrestling (UWW) e a Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA).

 Caso o mundial aconteça em Salvador, as lutas ocorrerão no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas. O equipamento é considerado um dos mais modernos do mundo da modalidade que mais medalhou o Brasil em Jogos Olímpicos.

 Será a primeira vez que o certame virá para o continente pan-americano. O bom momento que vive a luta olímpica no país contribuiu para isso. A brasileira Aline Silva foi medalha de prata no Mundial 2014 da modalidade.

Se o pleito baiano for vitorioso, Salvador receberá 600 lutadores de mais de 90 países. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas visitarão a cidade-sede do evento. O Mundial de Luta Olímpica terá transmissão para todos os continentes.

 Para sediar o certame, o Governo do Estado entrará com uma contrapartida no valor de R$ 1,7 milhão – que será repassado por meio de convênio firmado com a Confederação Brasileira de Lutas Associadas.

Para Álvaro Gomes, que também é vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Esporte e Lazer (Fonseel), a vinda do Mundial Júnior de Luta Olímpica para Salvador, caso aconteça, será essencial para se recrudescer o clima olímpico na cidade – com vista às partidas de futebol masculino e feminino dos Jogos Olímpicos da Rio 2016 que ocorrerão na cidade -, além do incentivo à prática do esporte no Estado.

 

Secretário baiano fez questão de ressaltar tratar-se de boatos as informações veiculadas no início da semana, dando conta de que já estaria assegurada a disputa do referido mundial em Salvador. “Torcemos muita para que isso aconteça, mas não há nada definido. O martelo será batido na Polônia, no domingo”, disse o titular da Setre.

 

Ascom – Setre

Gilmar Medeiros

27.03.2015

Home | Quem Somos | Fale Conosco

Portal do Deputado Estadual Álvaro Gomes © 2014 Todos os Direitos Reservados