PLANTÃO:
  • Setre defende na Polônia candidatura de Salvador para Mundial de Luta Olímpica
  • Encontro entre Setre e FAB acelera construção do Kartódromo da Bahia
  • 'Agradeço a confiança de Rui Costa', retribui Gomes sobre ida para a Setre
  • Alvaro Gomes o deputado da inclusão social

Mandato

Gey Espinheira usou seu conhecimento a favor da justiça social, diz Gomes

01/12/2014

A emoção tomou conta do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia na última sexta-feira (27). Seguidores e admiradores do sociólogo Gey Espinheira relembraram sua trajetória na entrega do Título de Cidadão  Benemérito concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia. A maior condecoração da Alba foi promovida pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB).
 

O parlamentar explicou que a condecoração foi indicada para o professor ainda em vida, mas o destino não permitiu. O professor de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia morreu em 2009. Gey foi um dos maiores estudiosos sobre o comportamento humano, a violência e ainda sua obra passou por grandes romances.

 

“Tive o privilégio de conviver, mesmo que em pouco, no Iapaz, onde ele era diretor, e eu sou presidente. Foi um curto período, mas marcante. Ele fez pesquisas na linha de cultura, democracia, sociabilidade e movimentos sociais. Lutou pela melhoria da qualidade de vida das pessoas e por isso não podia deixar de prestar homenagem, com muita saudade”, disse o comunista.
 

Gomes, ainda ressaltou que precisava conceder esse título antes do fim do seu mandato. “Ele era um intelectual que colocou seu conhecimento em favor da justiça social”, completou.
 

Fruto da sua sensibilidade em dedicar seu conhecimento às pessoas com um futuro próspero, Gey Espinheira foi professor do doutor em Cultura Contemporânea, José Eduardo dos Santos. Morador do Subúrbio Ferroviário, José Eduardo se emocionou ao contar sua história banhada pelos ensinamentos do professor Gey. “Nasci e moro no Subúrbio. Fui fazer mestrado e encontrei o Gey. Ele foi a pessoa que soube enxergar nos outros as potencialidades de cada um. E por causa dele muita coisa está sendo criada. Vamos fundar a faculdade Gey Espinheira, ainda sem recursos públicos. Quem foi aluno dele nunca mais foi a mesma pessoa”, relembra.
 

O atual secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, César Lisboa, também foi aluno do sociólogo e prestou homenagem durante a sessão. Ao contar sobre suas peculiaridades, também se emocionou. ‘Gey tinha um charme especial. O primeiro era na sala de aula. O segundo está nos seus escritos. E o terceiro no seu modo de vida, na coerência. Todos nós sabemos como é raro encontrar pessoas assim. Suas aulas tinham prazer, alegria e conteúdo. Tinha uma prosa clara, cristalina e que beirava o político”, disse.
 

Esposa, filhos e irmão foram receber a placa em homenagem sociólogo. Ao falar pouco, mas coerente, o emocionado João Espinheira agradeceu a recordação indicada pelo parlamentar. “Ele lutava pelas desigualdades, mas trazia a beleza das pessoas. Obrigado Álvaro Gomes. Em nome da família agradeço ao deputado por destacar sua altivez”, completou.
 

Rui Espinheira, irmão do professor também se emocionou ao falar na tribuna da Casa. “Um homem com valores intelectuais, com generosidade e capacidade de se portar com todos. Delicadeza diante da vida”, finalizou.
 

Participaram do evento, a viúva Ita Espinheira, os filhos João e Lara, Sérgio Guerra e Nide Lopes.
 

Home | Quem Somos | Fale Conosco

Portal do Deputado Estadual Álvaro Gomes © 2014 Todos os Direitos Reservados